Visitantes

sexta-feira, 26 de junho de 2020

A reflexologia podal e o equilíbrio do corpo físico e emocional


A reflexologia podal é uma técnica terapêutica milenar, cujos primeiros registros datam de 5 mil anos a.C, na Índia e Egito. Consiste em estimular as zonas reflexológicas dos pés que correspondem aos diversos órgãos e sistemas do corpo humano.
Fonte: Ashitsubo

Nesse sentido, a reflexologia podal é um verdadeiro tratamento holístico pois, trata o indivíduo por inteiro, no seu todo, sendo ao mesmo tempo preventiva, fonte de bem estar e curativa.
Em março de 2017, a reflexoterapia foi incluída no rol de terapias integrativas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MASSAGEM TERAPÊUTICA E RELAXANTE?
Terapêutica
A principal função da massagem terapêutica é resolver problemas de dor (na cabeça, no pescoço, nas pernas etc). Por conta disso, a sessão pode ser um pouco dolorida, mas o terapeuta deve sempre observar o seu nível de sensibilidade. Durante a massagem, você não deve sentir uma dor que incomode, mas sim aquela considerada gostosa.
Essa massagem pode ser indicada em conjunto com outros tratamentos para uma enfermidade. Aqui, o objetivo principal é o benefício terapêutico. A massagem pode sim ajudar a relaxar, mas essa não é sua principal finalidade.
Relaxante
Já a massagem relaxante, também conhecida como antiestresse, tem como função principal o relaxamento do indivíduo. Ela serve para diminuir a tensão do dia a dia, acalmar uma pessoa antes de um evento importante, aliviar o intestino preso, entre outros benefícios. Por isso, ela é leve e gostosa. Além disso, traz um tipo de bem-estar que acalma o sistema nervoso.

O QUE SIGNIFICAM AS ZONAS REFLEXAS DOS PÉS?

Fonte: Riflessologia Plantare
Os pés funcionam como um espelho fiel que expõem seu estado de saúde. Isso significa que quando o organismo apresenta algum desequilíbrio físico, energético ou emocional, este se manifestará nas zonas correspondentes a estes órgãos ou sistema, que ficam localizados nos pés. Quando pressionados, estimulados, estes pontos correspondentes estimularão o cérebro a ativar uma série de processos químicos que chamamos de autocura.
O resultado é o equilíbrio fisiológico, eliminação das toxinas, aumento da imunidade, leveza nos pés, relaxamento e bem-estar.
Pessoas que tiverem a oportunidade de receber a Terapia Podal, com certeza terão uma vida muito mais Feliz e Saudável.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA REFLEOXOLOGIA PODAL:
Os benefícios são sentidos logo na primeira sessão de reflexologia podal.
·                    Alivia dores musculares
·                    Alivia dores nas articulações
·                    Combate o stress
·                    Harmoniza o emocional
·                    Melhora o sistema digestório
·                    Melhora sistema respiratório

COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS DOS EFEITOS DA REFLOXOLOGIA
Existem vários estudos espalhados pelo mundo e que comprovam a eficácia e os benefícios da terapêutica com a reflexologia podal, mas destacamos um estudo japonês (TOMOMI et all, 2008), no qual é possível observar, através da mudança de temperatura, que o estímulo na área reflexa do trapézio nos pés ocasiona rapidamente o aumento da circulação sanguínea na área correspondente. Dessa forma, podemos constatar a localização das áreas reflexas e de suas correspondências. 
Fonte: Ashitsubo

COMO ACONTECE UMA SESSÃO DE REFLOXOLOGIA PODAL:
Cada sessão varia em termos de tempo e de procedimentos, de acordo com a necessidade terapêutica do cliente. Algumas sessões demoram 30m e outras mais longas demandam 50min. Porém, isso varia de acordo com o profissional e o estado do organismo do indivíduo.
Em geral é realizada com o cliente deitado, peito para cima, com os pés descalços.  Pode ser realizada com o cliente sentado numa posição confortável mas, o ideal é que seja uma posição que facilite o relaxamento que o cliente será induzido.
Guiados pelas respostas físicas apresentadas por cada cliente (ou interagente, como é chamado) durante a sessão, os toques transitam entre vigorosos e leves e pressões e deslizamentos feitos com o polegar. Ferramenta de autocura que estimula o organismo a encontrar o próprio equilíbrio, a técnica promove a retomada do estado natural do corpo física, mental e emocionalmente.
A sessão de reflexologia pode ser aplicada a cada dois dias quando houver necessidade ou semanalmente para auxiliar na manutenção da saúde. Quem vai determinar a duração e a frequência será o terapeuta especializado em reflexologia podal.
É importante lembrar que a prática deve ser feita por um profissional especialista, que tenha passado por cursos de reflexologia podal reconhecidos, e que conheça bem o corpo humano e suas funções. Dessa forma, esse profissional deve sempre avaliar seu cliente, para que sejam averiguados os riscos ou contraindicações.
Fonte: Jornada Emocional

Deixo bem claro que a reflexologia podal é uma técnica terapêutica coadjuvante em qualquer tratamento de saúde, não sendo recomendável que o cliente a utilize como única forma de restaurar o equilíbrio da saúde.

REFERÊNCIAS

Tobioka, Issao. O mellhor mapa de reflexologia podal. IN: Ashitsubo, Março, 2008.

 Tomomi Nakamaru, Naoki Miura, Ai Fukushima, Ryuta Kawashima, Relações somatotópicas entre atividade cortical e áreas reflexas na reflexologia: estudo de ressonância magnética funcional, Japão: Elsevier, dezembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário