Visitantes

domingo, 21 de junho de 2020

O autocuidado no combate à ansiedade


Antes da pandemia de 2020, a OMS já considerava a ansiedade como o “mal do século”. Agora, confinados em casa, cheios de notícias de falecimento, entubações, contágios acelerados e aumento vertiginoso dos casos, a ansiedade está afetando muito mais gente, tornando-se um problema de saúde generalizado.

Os relatos de experiências com o transtorno de ansiedade e com crises de ansiedade não param de crescer. Segundo o resultado do DASS-21, teste que mede os níveis de depressão, ansiedade e estresse disponível no site da Vittude, 86% dos respondentes têm algum transtorno mental.

Em primeiro lugar vamos destacar aqui que a ansiedade é um estado emocional normal e que tem uma utilidade em nossas vidas. A ansiedade é um alerta do corpo que ajuda em novos desafios, mas atrapalha quando se torna rotina. Dessa forma, é possível que a ansiedade se torne um grande problema, quando ocorre de forma frequente e rotineira. É a partir dessas mudanças emocionais que precisamos ficar alertas para encarar o desafio de superar o incômodo.

Quando a ansiedade se torna patológica? Quando o sistema nervoso simpático libera quantidades altas de hormônios envolvidos na situação do stress, preparando o corpo para uma possível fuga ou defesa, nos deixando em estado de alerta permanente, como se a qualquer momento fossemos ser atacados.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA ANSIEDADE:

·         Genética: histórico de transtorno de ansiedade na família
·         Traumas passados: como perda de um ente e acidentes marcantes
·         Problemas na infância
·         Doenças físicas
·         Problemas cardíacos como as arritmias
·         Doenças hormonais como hipertireoidismo e hiperadrenocorticismo
·         Problemas respiratórios como doença pulmonar obstrutiva crônica
·         Dores físicas crônicas
·         Abuso de drogas, álcool ou medicação, como os benzodiazepínicos

Mas, como saber se estamos com ansiedade no nível patológico? Na tabela abaixo, destacamos os principais sintomas físicos e psicológicos que devem ser considerados para procurar ajuda e tratamento. Marque com um X ao lado de cada sintoma e ao final, veja o que pode ser feito para ajudar a aliviar seu sofrimento.


FÍSICOS
PSICOLÓGICOS


Respiração ofegante e falta de ar
Preocupação excessiva


Palpitações e dores no peito
Dificuldade de concentração


Fala acelerada
Nervosismo


Sensação de tremor e vontade de roer as unhas
Sensação de que vai perder o controle ou que algo ruim vai acontecer


Agitação de pernas e braços
Medo constante e irracional


Tensão muscular
Desequilíbrio dos pensamentos


Tontura e sensação de desmaio
Medo de falar em público


Enjoo e vômitos
Pensamento obsessivo


Irritabilidade
Perfeccionismo


Enxaquecas
Mudanças bruscas de humor


Boca seca e hipersensibilidade de paladar
Comer indiscriminadamente


Insônia
Medo de sair de casa


O QUE PODE SER FEITO PARA TRATAR A ANSIEDADE EXTREMA?

PISCOTERAPIA

Em primeiro lugar, se você marcou um X para mais de 5 sintomas físicos e psicológicos, precisa procurar um psicólogo para iniciar uma psicoterapia pois, o profissional médico estudou e se especializou nos escaninhos da mente humana e tem bastante experiência para lhe ajudar a encontrar e tratar as causas da ansiedade extrema.

ATIVIDADE FÍSICA

Segundo, procure imediatamente realizar alguma atividade física, pois elas são responsáveis por liberar hormônios do prazer em nosso organismo o que combate o desequilíbrio hormonal que está causando a ansiedade patológica.

ROTINA DE AUTOCUIDADO DIÁRIO


Terceiro, procure estabelecer uma rotina diária de autocuidados. Existem vários estudos no campo da neurociência e da psicologia, de que traumas psíquicos e uma infância sofrida estão entre as maiores causas da ansiedade patológica. Portanto, quando você passa a cuidar de você mesmo, é como se estivesse cuidando de sua criança interior sofrida e amedrontada. É como se você estivesse curando aquele trauma psíquico que sofreu e que não foi tratado.

Dentre as rotinas de cuidados diários que indico, destaco as mais básicas ou seja, aquelas que você não pode deixar de realizar por nada nesse mundo. É o seu momento para consigo mesmo!! É colocar  no colo a pessoa mais importante da sua vida: VOCÊ!! Minha dica é que você acorde meia hora antes para começar a sua rotina de autocuidado e crie um horário noturno de encontro consigo mesma, sem que nada atrapalhe este momento.


ROTINA DIÁRIA DE CUIDADOS E AUTOAMOR
MANHÃ
NOITE
No banho: abuse de sabonetes perfumados, massagem corporal com bucha vegetal e/ou esfoliante corporal. Aproveite esses momentos para fazer carinho em seu próprio corpo e mentalize ou diga em voz alta que está tudo bem, que você está seguro(a) e que nada de mal vai lhe acontecer.
É importante um banho morno no momento antes de dormir pois, relaxa a musculatura e ajuda a eliminar as tensões do dia. Crie o mesmo ritual do banho da manhã, sem tempo para finalizar, afinal este momento é só seu.
No rosto: lave com sabonete indicado para o seu tipo de pele; tonifique a sua pele e hidrate. Aproveite esse momento para fazer carinhos em seu rosto, dizendo em voz alta o quanto você é bonito(a) e que está muito segura e bem cuidada.
No rosto: a mesma rotina da manhã, acrescentando cremes e cuidados hidratantes específicos para a noite. Peça orientações para mim nos comentários pois, sou consultora Natura e tenho ótimas opções para você.
Perfumes e hidratantes: após o banho, use e abuse do hidratante para fazer carinhos em seu corpo. De preferência, passe o hidratante ou o perfume em frente a um espelho, dizendo a si mesma o quanto é importante, segura e protegida.
Não há nada melhor do que dormir perfurmada!! Cria uma sensação de bem estar que prozac nenhum vai criar!! Portanto, invista em perfumes com aromas de lavanda, camomila e gerânio pois, são essências da aromaterapia indicadas para combater os sintomas da ansiedade. Fale comigo nos comentários que ajudo você, pois sou aromaterapeuta.

OUVIR MÚSICA

Vários estudos no campo da neurologia e psicologia comprovam que a música é um elemento terapêutico por excelência. É medicinal e sem contra-indicações. Para a noite, crie uma playlist de “Frequência vibracional de cura” (escreva essa expressão na caixa de pesquisa do Youtube ou do seu aplicativo de músicas e escolha dentre as inúmeras que irão aparecer). Apague as luzes, desligue a televisão e deixe envolver-se pela música. Garanto que você adormece em menos de meia hora!! Eu sempre fui muito ansiosa e plugada em 220Volts e deu certo comigo.

ALIMENTAÇÃO ANTI-ANSIEDADE

Um cérebro saudável é a primeira linha de defesa contra a ansiedade, depressão e outros transtornos do humor. Existem alguns alimentos que estimulam a produção de serotonina – hormônio responsável pela sensação de bem-estar e leveza - reduzem o cortisol (hormônio do estado alerta). São eles:

·         Frutas cítricas
·         Banana
·         Amêndoas, castanhas e nozes
·         Espinafre
·         Leite e derivados
·         Peixe
·         Verduras e legumes

MEDITAÇÃO

Por experiência própria eu afirmo que, dentre todas as recomendações acima, a meditação é – sem dúvida – a fundamental para o combate e tratamento da ansiedade. Mas, eu não estou falando da meditação iogue, aquela radical de posição de lótus e tals. Falo da meditação ativa. É um tipo de meditação que pode ser praticado no momento da sua rotina de cuidados diários e eu explico porquê.
A meditação do AGORA, mais conhecida como “mindfullness”, promove uma reprogramação da mente. Através de um exercício diário de focar no momento presente, você vai convidando sua mente a perceber que está tudo bem, que não há motivo para pânico, medo ou perigo e que as coisas se resolvem independente de sua excessiva preocupação ou não. Assim, essa técnica pode potencializar os efeitos dos alimentos ricos em triptofano e combater as reações que geram o estado de ansiedade.

COMO PRATICAR ATENÇÃO PLENA?

No momento da sua rotina diária de autocuidados, quando você estiver passando sabonete, esfoliante ou hidratando sua pele!! São três momentos em que você tem que parar de pensar em problemas e medos e focar em si mesmo(a). É um tipo de meditação ativa porque não precisa estar de olhos fechados ou me posição de lótus. Só precisa que você esteja consciente do momento atual. Portanto, se você seguir o ritual de autocuidado diário, estará criando duas oportunidades no cotidiano de praticar mindfullness: pela manhã e à noite.

Estas são as dicas mais básicas que eu tenho para te ajudar. E se você precisar de ajuda para educar suas emoções, conte comigo porque sou Educadora emocional, formada pelo SistemaLudis de Educação Emocional. Deixe um recadinho aí nos comentários ou envie um email para g.jamille@gmail.com


E caso precise de indicações de sabonetes, esfoliantes e hidratantes certos para o seu tipo de pele, com aromas que ajudam a tratar a ansiedade, escreve pra mim nos comentários ou acesse o meu espaço virtual de beleza, onde tenho dicas e descontos especiais para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário